Publicado em Novembro - 28 - 2010

28 - Meme literário - um livro que eu queria ler mas nunca li

Dia 28 - Um livro que eu queria ler mas nunca li

Ah, tem vários… por exemplo, nunca li nada dos russos (Dostoievski, Tolstoi, etc), e ainda não li nada do Terry Pratchett, apesar de estar com cosquinhas para começar, de tanto ler as resenhas da Naomi. Mas minha escolha de hoje é um dos clássicos da literatura inglesa e universal.

Conheço a história de Jane Eyre, pois já vi uma das versões cinematográficas (aquela com a Charlotte Gainsbourgh) e gostei muito. Mas imperdoavelmente, ainda não li o livro.

Para quem não conhece a história, Jane teve uma infância difícil, e depois de ser educada em Lowood School (onde as coisas não são muito melhores que no orfanato) vai trabalhar como governanta em Thornfield Hall. Seu patrão, o Sr Rochester, é um homem misterioso, e os dois acabam se apaixonando. Mas Rochester tem um segredo, e ambos terão de enfrentar muitas coisas para poderem ser felizes.

O livro Rebecca, de Daphne Du Maurier, foi inspirado em Jane Eyre; apesar das duas histórias serem diferentes, compartilham a mesma essência. Como Rebecca é um dos meus livros preferidos, e como já conheço e gosto da história de Jane Eyre, não sei por que ainda não li o livro…  ;-)

*     *     *

Ficha:

Jane Eyre (1847)

Charlotte Brontë

1ª edição - 2010 - Ed. Landmark (edição bilíngue)

Compre o livro na Livraria Cultura

Related Posts with Thumbnails Share

Comentários:

(9) pessoas deixaram sua opinião sobre 28 - Meme literário - um livro que eu queria ler mas nunca li. E você, o que achou?

Deixe sua opinião, o Rato adora! :-)